O que é CRM médico ou Conselho Regional de Medicina?

O que é CRM? Quem pode obter o registro? Onde solicitar? Essas e mais dúvidas serão respondidas neste texto. Continue a ler!

Exercer  medicina, além de anos de estudo, requer ainda a regulamentação da profissão.

Uma das etapas é a conclusão e a diplomação. No entanto, sem o CRM, o futuro médico não poderá iniciar seus atendimentos, tão pouco realizar qualquer procedimento.

Mas como conseguir o CRM? Você sabe para que serve esse registro?

O que Conselho Regional de Medicina?

Antes de tudo, o CRM médico, é parte do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Em síntese é um órgão (entidade) que tem como função e propósito regular e, em simultâneo, fiscalizar atividades relacionadas à medicina.

Ambos têm competências distintas, mas se relacionam em situações que envolvam julgar e avaliar a ética na profissão, por exemplo.

Então, resumidamente o CRM, é a licença ou o número destinado a cada médico para poder exercer seu trabalho.

Lembrando ser intransferível, exclusivo e deve ser apresentado como parte da identidade visual do médico.

Igualmente deve estar visível no seu consultório, nos receituários e outros formulários que mantém, assim como em seu carimbo.

No entanto, é importante entender quem tem direito a esse registro.

Quem pode obter o CRM médico?

 

Todo médico que deseja atuar, seja em consultórios particulares ou em clínicas, precisa do CRM. Sendo assim, ele deve fazer sua inscrição no seu estado.

Essa inscrição pode ser providenciada após a conclusão no curso superior de medicina, no entanto, é necessário estar com o diploma de médico em mãos.

Caso, o diploma demore para ser confeccionado, mas o formando deseja encaminha imediatamente após o término do curso o seu CRM médico, a solução é iniciar seu cadastro com uma declaração dizendo que concluiu o curso

Essa declaração, no entanto, deverá ser original e fornecida pela universidade, a fim de justificar que o diploma será emitido no prazo máximo de 120 dias.

Quais os passos para solicitar o CRM médico?

Como visto, o CRM é um órgão estadual, portanto, o formando em medicina deve definir em qual estado pretende trabalhar.

Afinal, como mencionamos acima no tópico, essa entidade existe em todos os estados do Brasil.

Sendo assim, é necessário comparecer ao CRM local com todos os documentos pessoais, por exemplo:

  • Foto pessoal atualizada;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cópias de documentos pessoais;
  • Comprovantes da quitação de todas as taxas para registro.
  • O diploma ou declaração da Universidade afirmando a conclusão do curso e posterior emissão do certificado.

Além é claro, do preenchimento da ficha cadastral fornecida pelo órgão.

É interessante, nessa situação, consultar o site do Conselho Regional de Medicina do estado, e conferir quais documentos e taxas a recolher para encaminhar o CRM.

Por fim, salientamos que se o médico mudar de estado, deverá solicitar o CRM novamente para atuar nos limites dessa unidade da confederação.

O que é CRM médico digital?

Em síntese, o CRM digital é a emissão da licença (carteirinha) de forma digital.

Trata-se de um procedimento facultativo, ou seja, não anula a carteirinha tradicional.

Inclusive, para usar o CRM digital é necessário autorização por uma AC (Autoridade Certificadora).

Para obtê-la, é necessário que o médico solicite-a no órgão estadual de medicina, onde está cadastrado.

Entretanto, há várias Autoridades Certificadoras (Acs), as quais auxiliam os médicos para esse encaminhamento.

O cadastro do médico no CRM auxilia a busca no CFM

Para a sociedade, a certeza de que o médico está devidamente legalizado no CRM é essencial.

Seja para estar ciente que o médico está desimpedido para atuar na profissão, ou para se informar sobre dados, por exemplo, como o endereço.

Além disso, através do CRM o cidadão poderá fazer denúncia de má conduta na profissão, entre outras coisas.

Se você acessar o site do Conselho Federal de Medicina verá que há uma infinidade de serviços ao cidadão, inclusive, para consultar o profissional pelo CRM.

Vimos também o que é preciso para solicitá-lo, além de como esse registro serve para acompanhar o trabalho do profissional.

Especialmente, como podemos usá-lo para realizar uma denúncia, caso tenhamos dúvidas ou certeza de falta de ética.

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