Principais doenças ocupacionais

As principais doenças ocupacionais são aquelas que se relacionam diretamente com o trabalhador e o seu trabalho. Vamos conhecer as principais neste texto!

Durante a vida, muitos problemas de saúde podem se manifestar em uma pessoa. No entanto, existem certas doenças que podem se desenvolver devido ao tipo de trabalho.

As chamadas doenças ocupacionais são realidade em todas as empresas, e anualmente afastam milhões de trabalhadores de suas funções.

E assim como os acidentes de trabalho, geram custos altos às empresas e ao INSS.

Enfim, neste texto vamos falar sobre elas, mencionar as principais e, porque acontecem. Continue a ler.

Por que desenvolvemos doenças ocupacionais? 

O trabalho é o local onde passamos a maior parte do tempo, logo, é absolutamente natural que também seja o local em que estamos mais propícios a adoecer. Isso pode acontecer por vários fatores: 

  • Estresse 
  • Falta ou uso incorreto de EPI 
  • Má postura 
  • Esforços repetidos, etc. 

Todos esses fatores mencionados acima podem colaborar para que uma pessoa venha a desenvolver uma doença ocupacional. Dito isso, vamos descobrir agora quais são as mais comuns: 

LER / DORT 

LER (Lesão por esforço repetitivo) como o nome já diz, é causada por excessivos movimentos repetitivos. 

De fato, é uma doença difícil de ser identificada nos primeiros estágios, no entanto, quando avançada pode causar invalidez, e fazer com que o empregado se aposente do trabalho por invalidez.

Já a DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) ocorre quando o colaborador passa longas horas em uma postura inadequada ou trabalha sem o uso dos EPIs adequados. 

Como evitar? 

Uma das formas mais eficientes para evitar a LER é fazer pausas para descansar durante a jornada de trabalho e participar das ginásticas laborais. 

Enquanto a DORT pode ser evitada com a correção da postura e o uso de EPIs corretos para a função. 

Depressão e Ansiedade 

Podem ser causadas quando o colaborador trabalha em um ambiente estressante e pode se estender para as outras esferas da vida do mesmo.

Se trata de doenças que acometem pessoas no mundo todo e ambas andam de mãos dadas. 

Como evitar: 

A primeira forma, é tentar encontrar o motivo estressor. Depois, é muito importante que a pessoa procure ajuda terapêutica para casos mais avançados. 

Asma ocupacional 

Essa doença pode ser causada quando a pessoa apresenta asma causada por substâncias tóxicas ou por alguns tipos de materiais, por exemplo.

Quando se encontra em estágio avançado, essa doença pode levar a obstrução das vias aéreas e fazer com que o colaborador tenha que se afastar do agente que está causando a obstrução. 

Como evitar: 

A melhor forma de prevenir essa doença é fazendo a utilização correta do EPI. 

Dermatose ocupacional 

Assim como asma, ocorre quando a pele sofre alergia ao entrar em contato com algum material ou substância tóxica, a diferença é que ela vai se manifestar na pele como infecções, dermatites de contato, ulcerações e em casos mais graves, pode se desenvolver câncer. 

Como evitar? 

É imprescindível que o colaborador faça uso de EPI e se afaste das substâncias tóxicas que estão causando a dermatose. 

Surdez temporária ou definitiva 

Essa doença pode se desenvolver em pessoas que trabalham em ambientes com muito ruídos, como construções, depósitos, salões de beleza. Quando percebido no início, é possível que seja tratada. No entanto, em estágios mais avançados pode ser permanente. 

Como evitar: 

Especialmente, usar proteção auricular é fundamental para prevenir doenças causadas por excesso de ruídos. 

Enfim, essas são as principais doenças ocupacionais. Lembrando que há muitas outras e certamente é a prevenção o melhor caminho para evitá-las.

 

Clique aqui para conhecer um pouco mais dos nossos serviços: Central de Laudos  ou se preferir nos envie um e-mail.

Leia também mais esse artigo.

Deixe um comentário